Assim como o Automodelismo, Aeromodelismo, Plastimodelismo e o Ferreomodelismo, existe também o Truckmodelismo.

Todas essas modalidades consistem em montar, construir, criar ou adaptar um modelo dentro de uma das categorias acima.

 

Os caminhões e carretas mais populares são produzidos no Japão pela Tamiya e distribuídos pelo mundo, são modelos de ótima qualidade e preços mais acessíveis quando comparados aos europeus. Na Europa existem vários fabricantes de caminhões, carretas, peças e acessórios que pela sua qualidade e funcionalidade, tornam-se excepcionais.

O continente que mais se destaca na promoção do Hobby é sem duvida o Europeu. Além de cultivarem o Hobby dos caminhões, são aficionados por implementos agrícolas (semeadeiras, colheitadeiras, pulverizadores agrícolas e outras máquinas utilizadas na agricultura) e máquinas de construção como tratores de esteira, pás carregadoras e niveladoras, sem contarmos os equipamentos usados na área florestal, que usam tratores especiais para o carregamento de toras de madeira.

 

Para a promoção do Hobby, os fabricantes colocam seus stands nas grandes feiras de exposição de implementos e máquinas agrícolas e nas exposições de feiras de transportes rodoviários, fazendo inclusive eventos exclusivos do Hobby.

Nos encontros exclusivos dos Hobbistas, existem várias categorias que os participantes podem se inscrever, onde há premiações e troféus.

Nos encontros destacam-se as seguintes provas: o melhor condutor de caminhão (motorista), o melhor manobrista, o caminhão mais detalhado, a pintura mais elaborada, o caminhão mais artesanal (peças feitas pelo próprio Modelista), entre outros..........

Lá você pode encontrar grupos de pessoas que constituem um clube ou fórum, que detalham ao máximo os seus caminhões, carretas, máquinas e até as cidades em miniatura que constroem para complementar um ambiente que pareça real.

 

Pesquisas realizadas, mostram que o país em excelência em peças e acessórios de primeira linha, sem dúvida nenhuma é a Alemanha. Entretanto, outros países como Inglaterra, Áustria, Reino Unido, França, Espanha, China, Japão, Estados Unidos, Canadá e Ucrânia também pode-se achar peças e modelos a venda, tanto manufaturadas ou artesanais sob encomenda.

 

Os modelos mencionados aqui, basicamente dividem-se em duas escalas (podendo haver outras variantes), 1/14.5 e 1/16.

A escala 1/14.5 ou 1/14 como é conhecida, é a mais utilizada tanto na Europa quanto no restante do mundo, seguida pela 1/16.

No entanto quando se refere a máquinas, elas seguem a escala de 1/12, 1/14,5 e as vezes 1/16; as casas e edificações podem seguir a escala de 1/12 ou 1/14.

O ideal é que pistas, rodovias e ruas estejam na escala 1/14 para que tenham um aspecto mais realista em proporção aos caminhões.

 

Todos os modelos encontrados no mercado, são réplicas de caminhões americanos ou europeus, alguns modelos como o Scania, Man, Volvo e Mercedes-Bens Actros, além de serem produzidos aqui no Brasil, também são produzidos na Europa.

Alguns modelistas aqui no Brasil conseguem bons resultados nos detalhamentos de faróis, lanternas, frisos e no próprio dimensionamento das cabines e carrocerias, mas são todos artesanais. As reproduções dos caminhões fabricados aqui, usam como matéria prima a fibra de vidro, madeira, ferro e outros materiais.

 

Tanto as empresas quanto as pessoas envolvidas no hobby, não medem esforços para inovações e aprimoramentos nas montagens e criação de novos itens e acessórios funcionais, pois são movidos pela paixão.

 

Copyright © 2013 - 2020 Trucks e Trailers
Melhor visualizado com IE 7.x ou Firefox 3.x
Resolução 1024x768 pixels